Perda de Dados:

O roubo ou perda de dados tem sido uma preocupação cada vez maior nas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Afinal, a história de uma companhia é feita por seus registros, informações, arquivos e documentos. São milhares de dados que circulam por diferentes redes ou dispositivos móveis, todos os dias. Manter a segurança desses conteúdos é vital para os negócios.

Segundo um estudo da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, cerca de 70% das empresas brasileiras que perderam todos seus dados encerram suas atividades até dezoito meses após o ocorrido.

Diante desse cenário e números alarmantes, as empresas estão voltando, cada vez mais, sua atenção às tecnologias e plataformas de DLP (Data Loss Prevention), com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e controlar o bom uso de dados e informações empresariais.

Além de investir em soluções de segurança é preciso fazer uma análise criteriosa sobre as características da empresa para garantir a melhor proteção sem atrapalhar o fluxo do trabalho.

Garanta sua segurança e evite a perda de dados

Abaixo seguem três principais pontos para melhorar o uso das ferramentas de DLP e garantir mais segurança e mais agilidade nos negócios:

  1. Educação: A primeira barreira de segurança passa pelo colaborador. É fundamental implantar uma clara política de segurança da informação, por meio de comunicações e treinamentos de conscientização. O reforço na cultura interna é necessário para blindar possíveis erros e corrigir comportamentos não adequados ou negligentes. Educar sobre os riscos ao usar e-mails, discos rígidos portáteis, dispositivos móveis e até conversas confidenciais é importante para minimizar possíveis perdas ou roubos de dados.

2.Classificação: Identifique os dados que precisam ser protegidos e classifique-os por níveis de importância, assim é possível padronizar, estabelecer melhores práticas e critérios para permitir acessos de acordo com a atividade de cada colaborador específico. Regras sobre confidencialidade, integridade, disponibilidade, privacidade e autenticação devem ser adotadas.

3.Tecnologia: O uso de soluções DLP é um ponto crucial para minimizar possíveis violações de dados nas organizações. Entre monitoramento, alertas e processamentos é possível acompanhar comportamentos e fluxos. As soluções de DLP realizam varreduras e inspeção detalhada dos conteúdos, acompanhando o nível de importância capaz de bloquear a saída de dados da rede, quando necessário.

As tecnologias integradas ao DLP possibilitam a criptografia de dados, análise de vírus, monitoramento de acesso a dados confidenciais e classificação dos dados. Todo compartilhamento e dados é monitorado, seja e estações de trabalhos ou servidores de armazenamento.

As informações são um ativo extremamente importante para a organização, por isso investir em soluções de prevenção a perda de dados deve ser uma decisão natural para a sobrevivência de qualquer negócio.

Portanto, busque o parceiro ideal de TI que vai ajudá-lo na implementação da solução que realmente vai garantir a proteção dos dados da sua empresa.

Veja também as Previsões para  Mercado de Segurança 2017

CONTATO – www.forcepoint.com/contact
Sobre a Forcepoint – Forcepoint é uma marca comercial da Forcepoint LLC. Raytheon é uma marca comercial registrada da Raytheon Company. Todas as outras marcas comerciais e registradas pertencem aos respectivos detentores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here