Nuvem
Nuvem

Até pouco tempo, quando se falava de cloud computing tínhamos um cenário muito mais de teoria do que resultados. A questão é que ano a ano a adoção da nuvem está cada vez mais consolidada, o que é essencial para as empresas expandirem seus negócios, reduzirem custos e terem mais flexibilidade.

Porém, um ponto merece extrema atenção nesse processo: segurança dos dados. Sem a definição de uma política clara de segurança e a implementação das ferramentas certas, as companhias correm, sim, o risco de terem seus dados expostos, invadidos e até mesmo roubados pelos hackers.

Entendendo o risco

Muitas organizações ainda migram para a nuvem sem a consciência da necessidade de proteção, pois acreditam que a segurança já vem embarcada, o que não é totalmente verdade.

O fato de migrar seus dados para a nuvem não isenta as empresas da responsabilidade de continuar garantindo a segurança dessas informações e implementar as melhores práticas disponíveis no mercado.

Qualquer companhia que participa dessa corrida para a computação em nuvem, sem levar a segurança em conta, estará mais vulnerável.

Os hackers exploram vulnerabilidades tanto do provedor de nuvem quanto das empresas. No primeiro, eles atacam os sistemas de virtualização. Já nas companhias, por meio de spear phishing (ataques de malwares direcionados), os criminosos virtuais podem se aproveitar dos usuários corporativos para conseguir acesso ao provedor de nuvem.

Estratégias para uma migração à nuvem segura

Manter os dados corporativos seguros e usáveis é essencial para o sucesso de sua empresa.

O primeiro passo para garantir isso é buscar o apoio de um fornecedor de segurança da informação que ofereça uma consultoria em todos os aspectos da cibersegurança, desde o projeto do programa estratégico até os desafios de engenharia mais técnicos.

Ao fazer um planejamento minucioso e avaliar a segurança da companhia, o fornecedor vai oferecer a solução de segurança de dados que mais se enquadra ao seu negócio e assim ajudar na orquestração da segurança para bloquear as ameaças internas e externas.

O ideal é que essa consultoria seja realizada durante todo o processo de pré e pós-implantação da ferramenta, pois assim você estará amparado com as melhores práticas que vão garantir a proteção necessária aos dados da sua empresa.

Quer saber mais? Agende uma reunião com um de nossos consultores e garanta a proteção dos dados corporativos na cloud computing.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here