GDPR
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A comemoração do Valentine’s Day nos EUA representou também a marca de 100 dias até o início da vigência do GDPR na Europa – uma notícia que provavelmente mexeu com alguns corações… e não de um jeito bom! Mas 25 de maio de 2018 é uma data que todos precisam ter perto do coração.

Vamos ser honestos, um regulamento nunca é algo que amamos. No entanto, eles representam o empurrão que todos nós precisamos para prestarmos atenção naquilo que mais importa: nossos dados. Esses dados são vitais para sua organização, representando as pessoas de sua equipe que permitem que o negócio prospere e também a vida dos clientes atendidos por sua organização. As violações de dados de alto perfil de 2017 demonstraram como todos estes dados e as pessoas são vulneráveis.

A contagem regressiva para o GDPR fornece um impulso oportuno para que todos nós façamos mais para proteger a privacidade das pessoas que mais importam; é a oportunidade perfeita para mostrar a eles o quanto nos importamos. Afinal de contas, proteger as pessoas é proteger a sua organização.

 

Já não há muito tempo, mas também não é tarde demais – a maioria das organizações está no caminho para implantar os processos e medidas de segurança que o regulamento requer. 100 dias é a oportunidade perfeita para verificar o seu progresso e descobrir se você está no caminho certo colocando as últimas peças de sua estratégia no lugar.

 

Com quase três meses para o grande dia, fornecemos aqui uma seleção de lembretes escolhidos cuidadosamente para o final da contagem regressiva rumo ao GDPR:

 

  1. Revise os relacionamentos com seus fornecedores e provedores de aplicativos. Eles estão protegendo os dados que processam para você? Como eles irão notificá-lo se sofrerem uma violação? Considere que seus dados podem ser mantidos dentro de um aplicativo de nuvem – você precisará abordar seus fornecedores de aplicativos de nuvem também.
  2. Considere a necessidade de nomear um responsável pela proteção de dados, ou DPO (Data Protection Officer). Essa pessoa assumirá a responsabilidade pela conformidade da proteção de dados em sua organização.
  3. Considere como você pode inventariar seus dados. Você poderá identificar bolsões de dados que você não sabia que tinha. Consulte o nosso guia, “O necessário para inventariar dados pessoais”, para ajudar a identificar soluções que ajudarão neste projeto.
  4. Avalie o quão bem você mapeou seus fluxos de dados. O GDPR espera que as organizações entendam não apenas onde os dados estão armazenados, mas também onde os dados estão sendo usados e para onde estão sendo transmitidos. Nosso útil guia “Mapeamento e controle do fluxo de dados” é uma boa referência do texto do regulamento e oferece algumas dicas.
  5. Caso aconteça o inevitável e você precise responder e se recuperar de uma violação com fortes restrições de prazo, o folheto “Detecte e responda a um incidente de dados” explica como a estrutura do NIST pode apontá-lo na direção certa.

 

Estes lembretes não abordam todos os pontos. Sua autoridade supervisora provavelmente terá muitos outros guias que você pode consultar. O Forcepoint GDPR Resource Pack também pode ajudar.

 

O GDPR e regulamentos similares são algo sério, mas isso não significa que você deve abraçar o GDPR apenas porque você precisa… adote-o também porque você quer fazer o melhor!

 

Sobre a Forcepoint

A Forcepoint está transformando a cibersegurança com um foco no que mais importa: compreender a intenção das pessoas conforme eles interagem com dados críticos e propriedade intelectual, onde quer que estes residam. Nossos sistemas permitem que as empresas capacitem seus funcionários com acesso livre aos dados confidenciais enquanto protegem a propriedade intelectual e simplificam a conformidade. Sediada em Austin, Texas, EUA, a Forcepoint protege o ponto humano para milhares de clientes corporativos e governamentais em mais de 150 países. Para obter mais informações sobre a Forcepoint siga nosso Twitter em @ForcepointSec.

 

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